Tutorial - Instalação Linux

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Tutorial - Instalação Linux


Eaí galera !

Um dos nossos leitores pediu um tutorial sobre instalação do Linux na máquina. Mas ele está um pouco confuso em relação ao particionamento do HD, pois ele já possui o Windows.

Bem, vamos lá !
Arrume uma mídia de Boot, pode ser um DVD virgem, ou até um pendrive de uns 8GB para ter certeza que tudo correrá bem.
Faça o download da imagem ISO do linux que desejar. No meu caso vou instalar o Pear OS 7, que não tem muito segredo, pois é baseado no Debian/Ubuntu e os passos no modo gráfico são quase os mesmos.
Download Pear OS: Pear OS 7
Download Ubuntu: Ubuntu

Não vou entrar em detalhes de como fazer o boot pelo pen-drive, apenas uma dica, procure por um programa que chama LiLi .... ele funciona no windows e tem suporte à várias distros para descompactar e fazer um pen-drive bootável.



Feito isto, reinicie sua máquina e boote ela pela mídia escolhida.
Espere carregar tudo, e você verá uma tela para seleção do modo.
Geralmente tem 2 opções:

  • Experimentar (quando a distro tem suporte à LiveCD) que é o modo que carrega uma forma bem crua do sistema, apenas para você fazer um "test-drive".
  • Instalar - que é o modo que eu irei utilizar, ele não disponibiliza o sistema, apenas a instalação diretamente.
Após selecionar o modo de Instalação você irá se deparar com uma tela parecida com esta, para selecionar o idioma DA INSTALAÇÃO.

Selecione o idioma desejado e prossiga.
A próxima tela será de verificação de HD e de conexão à internet. Não se desespere caso você tenha internet mas o Linux acuse "Sem Conexão", acontece quando a conexão é feita por usuário e senha (PPPOE/RP-PPP).
Não selecione nada, deixe as duas pequenas caixas de seleção DESMARCADAS ! Afinal, você pode baixar o plugin de MP3 e as atualizações depois que o sistema estiver instalado e configurado.

PRESTE ATENÇÃO NESTE PASSO !

Agora é a tela de escolha da opção de particionamento do HD !!
Você terá uma tela que te dá algumas opções, como:
  • Apagar o HD inteiro e instalar o Linux
  • Instalar o Linux "ao lado" do SO já existente
  • Avançada (apenas escolha esta opção se souber o que está fazendo)
No nosso caso, vamos para a opção avançada. Lembre-se, caso deseje fazer qualquer coisa diferente do que digo neste tutorial NESTA PARTE, e não sabe mecher em partições, fica por sua conta e risco.

Na tela de particionamento, estará mais ou menos assim, dependendo de como o seu HD está.

Deixe-me explicar algumas coisas agora.
Esqueça o "/dev/", o que importa realmente é a parte SDA# (onde # é um numero de 1 à 4 para partições primárias e de 5 pra cima são partições lógicas)
Caso você tenha 2 HD's, um estará listado como sdA e o outro como sdB, assim por diante.
Se o seu HD for SATA, a primeira letra será Sda.... caso o seu HD seja IDE, a primeira letra será Hda....
A parte na imagem acima que está em verde, seria onde o windows está instalado (no caso, o windows cria uma segunda partição de uns 100Mb +/-... mas ambas estarão no formato NTFS ou FAT), e a parte cinza, seria um espaço vazio no HD.... Vamos instalar o Linux alí.
Mas antes, há a possibilidade de o Windows estar instalado por completo no HD.... o que é um risco muito alto para redimensionar uma partição.
Caso isto aconteça, a tela estará assim:
Pow velho, e agora ?! quer dizer que vou redimensionar a partição e vou perder meus dados TODOS ?
Não posso dar 100% de certeza que seus dados estarão intactos, a melhor maneira mesmo é fazer um backup e instalar o windows com uma partição só para ele, uma partição só para dados e uma só para o linux.
Mas não se preocupe, nada é tão terrível assim !
Vamos redimensionar a partição do windows !!
Clique na partição que o windows está instalado, no meu caso é a SDA1.
E selecione o botão de EDITAR, no meu caso, CHANGE.
O instalador irá proporcionar uma tela parecida coma que está acima.
No tamanho, você redefine o tamanho que deseja deixar a partição do windows... no meu caso, um HD de 10GB, o windows está ocupando o HD todo.
Digamos que meu Windows esteja usando apenas 3GB do total do meu HD. MAAAAASSSS, a partição que ele usa, está ocupando o meu HD todo. Eu posso redimensionar a partição do Windows para 4 GB (deixando 1GB de espaço livre para a partição do Windows ainda) e deixar 6GB para meu Linux.
Então, alí na parte tamanho, eu irei reduzir para 4000 (quatro mil), ou seja 4GB para meu Windows.
Colocando em um exemplo maior.... Digamos que seu HD seja de 500GB, e lá no "Meu Computador" do Windows, ou na coluna USADO desta instalação, mostra que ele está usando 200GB dos 500GB que a partição do Windows tem. Ou seja, 200.000MB.
Em um caso desse, você terá 500.000MB aproximadamente alí na caixa TAMANHO da imagem acima.
Neste caso, você pode redimensionar a partição do Windows para (500.000 - 80.000) 420000 MiB na caixa TAMANHO da imagem acima. Teoricamente, você está ocupando 200GB de 420GB agora, para o Windows. E liberando 80GB para o Linux. Lembre-se de APENAS mecher no campo TAMANHO, deixe o campo UTILIZAR COMO do jeito que está na imagem acima.
O importante aqui é NUNCA redimensionar a partição para um tamanho menor do que está sendo ocupado pelos arquivos.
Que no caso ficará +/- assim:
Perceba que eu diminuí o tamanho da partição verde  e liberei uma parte cinza.
Preste atenção nesta parte, pois algumas distribuições não possuem suporte nativo à NTFS, que é o tipo de partição do Windows. Verifique se a partição do windows (no meu caso /dev/sda1) está como NTFS ou algo parecido (pode estar como Microsoft DOS ou algo assim, mas verifique antes e depois de redimensionar a partição se tudo está igual como antes). Na minha imagem, a partição verde está como EXT3, é o tipo de partição Linux, no caso estou instalando em uma VM e já possuía um outro linux instalado nela. O Windows usa APENAS partições do tipo FAT ou NTFS, porém, se antes do redimensionamento estava como NTFS e depois passou para FAT, cancele a instalação e tente instalar uma distribuição que tenho suporte nativo para NTFS, o Ubuntu já possui este suporte.

OK, redimensionamos a partição do Windows, agora vamos selecionar o espaço vazio e instalar o Linux.
Selecione o "espaço livre" que está na lista do gerenciador e clique no botão "+" no canto esquerdo, ou em alguns instaladores, ADD, ou Adicionar partição.
Após isto, aparecerá uma tela parecida com esta:
Selecione o Tamanho que você quer para a partição. 
Selecione como uma partição PRIMÁRIA !
Selecione "Início deste espaço"
Selecione no Usar Como um tipo de sistema de arquivos compatível com Linux, eu sugiro EXT2, 3 ou 4.... no meu caso, o 4, se possível, escolha com JOURNALING.
E por fim, selecione o ponto de montagem como / (BARRA, não a invertida perto do Z no teclado, a outra, a do teclado numérico !!!)
Clique em OK.
E aí está como ficou seu HD....
No meu caso, instalei as duas com +/- o mesmo tamanho de partição.
Por último, há um campo alí embaixo da janela "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização". Para quem tem 2 HD's, selecione o HD que você deseja alterar a seção de BOOT, de preferência, o HD que não tenha nenhum SO instalado, ou o mesmo HD que o linux está instalado, pois assim, quando acontecer de você perder o Linux ou formatar o Linux, o boot ainda estará no outro HD com o Windows. Mas isto é pauta para outro POST.
Certifique-se de que a opção FORMATAR na partição do Windows NÃO esteja selecionada, senão você formatará seu Windows '-'
Feito isto, clique em INSTALAR AGORA e seja feliz !
As outras parte da instalação são completamente intuitivas, são apenas definições de LOCAL/HORA, criação de seu usuário e senha, nada que vá afetar seu HD nem seu sistema.

ALTERNATIVA

Ao invés de selecionar a opção AVANÇADA, lá na lista de como instalar o Linux.... selecione "Instalar ao lado do Windows". Mas o Linux pode "comer" uma parte do windows nessa.

Até a próxima galera, espero ter ajudado mais do que confundido :B

       /@@@@@@@\
      (@@@@@ # @@@@@\
     (` \@@@@@@@@~~~~
    /`    \@@@@@|
   /@@     ''''  \
  /@@@@\          |
 /@@@@@@@\        |
/@@@@@@@@@        |
|@@@@@@@@         |
|@@@@@@@          |
|@@@@@@@          |
|@@@'@@@@        |
|@@@ '@@@        ;
|@@@  @@;       ;
|@@@  ''       ;
(@@@@         ;
 (@@@@        |
  (__@@_______)

0 comentários :

Postar um comentário