Colocando um novo background no Grub 2

domingo, 14 de abril de 2013

Colocando um novo background no Grub 2


Olá meus caros leitores !

Fiquei um tempinho sem postar por alguns probleminhas, mas estou de volta. :D


Hoje vou postar um tutorial rapidinho sobre como você pode colocar uma imagem de fundo na lista do GRUB2. Afinal, aquele fundo preto irrita :D



Bom, você vai precisar de uma imagem com a extensão JPG/JPEG, PNG, ou TIFF.
Eu sugiro PNG, pela qualidade. E a imagem deve estar com um tamanho bom, não se preocupe, o Grub irá redimensioná-la (na teoria).

Após ter pêgo a sua imagem preferida, renomeie ela para:
background-grub.png
Após isso, copie ela para a pasta /boot/grub/ e para a pasta /usr/grub/images/ (caso a pasta IMAGES dentro da usr/grub/ não exista, pode criar ela (mkdir /usr/grub/images) se a pasta /usr/grub não existir, deixe apenas em /boot/grub mesmo).

Feito isso, atualize o GRUB:
grub-update
Tente um dos dois comandos, sempre faço confusão na ordem das palavras, mas isto não é problema para nós não é ?!

Na saída do update do grub, deve aparecer algo parecido com a frase "background image found...." ou algo assim, caso não apareça, refaça os passos e tente renomear a sua imagem para um dos nomes a seguir:

grub-background
desktop-background
background

Tente nas ordens inversas também.

Eu sei que está confuso, mas o nome da imagem tem que ter BACKGROUND nele, e segundo o arquivo de configuração e temas do grub, ele procura por qualquer imagem que tenha background-grub com as extensões mencionadas acima, mas comigo já aconteceu de não dar certo com este nome em algumas distros, portanto, sinta-se à vontade para testar nomes da imagem, mas SEMPRE com background no nome e SEMPRE dando update no GRUB, sem o update o grub não irá vincular a imagem ao menu.

"Reboosteie" sua máquina e veja se funcionou. :D

0 comentários :

Postar um comentário