Introdução ao Linux - Kernel

domingo, 7 de abril de 2013

Introdução ao Linux - Kernel


       Linux é um SO baseado no Sistema Minix, que por sua vez, foi um sistema baseado em "metade" do Unix.
        Por que "metade" ?  Porque o Unix foi vendido à uma companhia na época e seu código-fonte foi "fechado", então o desenvolvedr do Minix conseguiu desenvolver o sistema com apenas metade do código do Unix.



Para maiores informações, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux .
         O Linux é um sistema "LIVRE", ou seja, um sistema que tem seu código-fonte aberto para qualquer um que desejar implementar ou ferrar com o kernel.
         Diferentemente do Windows, o Linux possui algumas peculiaridades nativas em seu kernel, como um firewall integrado ao kernel, assim administrando melhor os filtros e regras de I/O do sistema. O windows por padrão, possui um firewall, mas é como se fosse um programa à parte do kernel do sistema, onde ele é carregado após o kernel.
         O kernel do linux não "sobe" (carrega) todos os módulos (drivers) que o sistema suporta de uma única vez, ele carrega os módulos que o hardware necessita apenas, demais módulos podem ser configurados para subirem na inicialização do sistema através do comando: rc-update add nome_do_módulo default
          Assim, a diferença de velocidade na hora do boot entre Windows e Linux (dependendo da distro e dos módulos que você configurou para subirem juntamente com o kernel) é gigante.
          A faculdade do Linux é a busca.
          Linux mantém a filosofia de compartilhamento de conhecimento entre os usuários. E, por incrível que pareça, SEMPRE o seu problema vai acontecer da pior forma possível e de um jeito que você não encontrará respostas. Mas acalme-se, há alguns padrões de resolução de problemas  no linux, nem sempre da maneira mais rápida possível.
          No próximo post explicarei alguns padrões.

0 comentários :

Postar um comentário