Ubuntu On Windows

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ubuntu On Windows


PARA TUDO !!!



Muitos já devem ter visto reportagens nos últimos dias dizendo sobre uma "parceria" da Canonical e Microsoft.
Pois é galera, está acontecendo !

No último dia 30/03, em um evento chamado Build 2016, a Microsoft fez um anúncio que tremeu o mundo dos S.O., o Windows 10 vai ter o Bash Shell implementado !


Aparentemente a Microsoft fez uma "parceria" com a Canonical, desenvolvedora e mantenedora do Ubuntu. Essa parceria permite que o Windows 10, na update release próxima, receba o Bash Shell e suas ferramentas, como apt-get, emacs, vi, grep, awk....

Para desenvolvedores que gostariam de ter suas aplicações desenvolvidas no Windows para Linux, ou no Windows para qualquer plataforma, isto agora será possível !

Particularmente acredito que esta parceria tem seu lado bom, mais softwares e hardwares sendo compatíveis com Linux. Talvez não diretamente, mas já vejo como uma porta de entrada para um foco maior para o Linux no mercado, junto com a Steam por exemplo.

Alguns acreditam que é uma traição, por parte da canonical, o movimento Open Source e as ideologias em torno do GNU/Linux.
Outro acham que é muita humilhação assumir que o Windows precisa do Linux.

No meio dessa guerra entre Xiitas e Sunitas sai melhor quem souber aproveitar o Windows e não se esquecer do Linux.

Pelo o que entendi dos vídeos que assistí, o Windows não vai mudar o core do sistema, logo, o Linux continua sendo o Linux e o Windows continua sendo o Windows, até o momento.
Não podemos massacrar tal atitude das empresas, a Microsoft se mostra mais aberta a tecnologias e inovações atualmente do que em tempos anteriores, em que a política era "código fechado à todos".

Cabe à nós aguardar o desenrolar desta história para vermos se haverá uma 3ª guerra mundial ou se podemos viver em paz com nossa liberdade de escolha sem ter que escolher nosso S.O. por ter mais compatibilidade com hardware ou pq os fabricantes são favorecidos desenvolvendo drivers somente para aquele S.O.

0 comentários :

Postar um comentário