Alterando Layout do Teclado [Workaround]

terça-feira, 1 de maio de 2018

Alterando Layout do Teclado [Workaround]


Fala Jovens Macebos e Mancebas, como vocês estão ?

Ultimamente eu tenho sofrido muito com uma coisa simples em uma distro derivada do nosso famigerado ubuntu (Sim, eu que sempre gostei de arch ou rhel like, usando ubuntu)

Deixa eu contar uma historinha antes.
Estou com um notebook gringo, teclado gringo, da Dell... Até aí, tudo bem, só instalar meu linux e alterar o layout do teclado... Mas aí eu lhes pergunto, nós usamos o Ç aqui no Brasil, e aí veio o problema, mesmo colocando o layout como "en-us international with dead keys" para que eu pudesse utilizar os acentos corretamente, o layout não se mantinha nem na bala (ainda não de se mantém).

Então decidi configurar manualmente ele, maravilha !
Como eu já disse, estou utilizando uma distro ubuntu-like, o descendente do lindo e maravilhoso PearOs 9, o Gmac.

Mas aconteceu um dos maiores problemas que encontrei, e mais chatos também, o layout do teclado muda toda vez que eu faço login no GNOME !!! Aí toca ir e executar denovo o comando para trocar de layout, uma chatisse sem tamanho !



Foi aí que, eu como "preguiçoso" que sou, resolvi fazer o seguinte:
"Por que não colocar a alteração de layout automática ?!"
Simples não é ?!
Não ! Não é nada simples de fazer isso em modo gráfico. O GNOME ignora qualquer alteração que você acha na internet.

Então esse artigo, hoje, é sobre um workaround, que é menos chato do que ficar digitando o comando para alterar o layout do seu teclado.

Dentro do modo gráfico não é possível termos o resultado esperado, pois os acentos são digitados primeiro que a letra se o keyboard (modelo en-us) for configurado em modo gráfico somente.

Primeiramente, vamos ao comando principal, que altera o layout do teclado de forma correta para utilizarmos acentos no Brasil com um teclado americano.

# Setting keyboard layout as us international - accents waits with letters (-option)
$ setxkbmap -model dell -layout us -variant intl -option lv3:ralt_alt
Acontece que somente este comando, mesmo que aliado com o comando "setupcon" não resolve o problema. Quando for feito logout ou lockscreen o layout irá embaralhar tudo.

Então configurei o comando para ser executado toda vez que o bash shell for aberto, editando o arquivo .bashrc dentro da pasta do usuário local (/home/user). Basta adicionar este comando no final do .bashrc na pasta home do usuário.

Basicamente, já tentei colocar uma entrada no gnome como startup application em ~/.config/autostart/keyboard.desktop
Já tentei também colocar em /etc/xdg/autostart, já tentei colocar em ~/.profile
Nada resolveu.

O workaround que conseguimos resolver foi este, sempre que fizer logon abra um terminal para resolver ester problema.

Então meus caros, caso alguém tenha uma idéia de como resolver este problema definitivamente, ajude no update deste post.

#sad :(

PLUS !

Alguns comandos úteis que podemos utilizar para identificar todos os possíveis layouts, variantes e opções de teclado:

# Listing keyboard layouts and vaiants and options
$ localectl list-x11-keymap-layouts
$ localectl list-x11-keymap-variants us
$ localectl list-x11-keymap-options

Adicionalmente, se você desejar um "wizzard" para configurar seu teclado e consultar depois qual a option correta que foi definida, faça o seguinte:
# wizzard to configure keyboard layouts
$ dpkg-reconfigure keyboard-configuration
Adicionando modelo do fabricante no wizzard

Adicionando layout principal do teclado

Adicionando a variante do layout selecionado

Configurando tecla para ativação das "dead keys"

Adicionando tecla de composição

Adicionalmente, verifique as configurações selecionadas:

# Listing keyboard layouts and vaiants and options
$ cat /etc/default/keyboard
XKBLAYOUT="us"
BACKSPACE="guess"
XKBVARIANT="intl"
XKBMODEL="dell"
XKBOPTIONS="lv3:ralt_alt"

0 comentários :

Postar um comentário